Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP - Home Page
 
  Olímpia-SP, Terça-Feira, 23 de Julho de 2019
 
  Página Inicial
  Quem Somos
  Palavra do Presidente
  Diretoria
  Editais
  Atas
  Previdência
  Estatuto
  Legislação
Juridico
  Prestação de Contas
  Convênios
  Notícias
  Filie-se
  Links Úteis
 

Fale Conosco

 
 
Convênios e Parcerias  
 
Notícias
 
Servidores não ressarcem ao erário quando o erro é da Administração. - Sindicato dos Servidores Pblicos Municipais de Olmpia-SP
Servidores não ressarcem ao erário quando o erro é da Administração.
23/12/2016

 

FUNAI interpretou de forma errônea a base de cálculo da contribuição previdenciária de seus servidores.

 

Por meio da assessoria jurídica de Wagner Advogados Associados, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis no Estado do Amapá (SINDSEP/AP) ingressou com ação contra a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). A finalidade foi evitar a incidência da contribuição previdenciária sobre as parcelas não incorporáveis aos proventos e aposentadorias dos servidores da FUNAI, bem como a devolução dos valores indevidamente descontados.

Com a edição das Leis nº 9.783/99 e 10.887/04, a FUNAI adotou uma interpretação errônea de que a base de cálculo da contribuição previdenciária teria sido ampliada, passando a incluir nela várias parcelas que não integram a aposentadoria. Tal interpretação viola princípios constitucionais e tributários, bem como rompe com a ordenação jurídica especifica anterior, reduzindo a remuneração dos servidores.

Condenada pela Justiça Federal, a FUNAI realizou o pagamento aos servidores, mas ainda de forma errônea, desta vez pagando a maior, motivo pelo qual, em nova ação, pediu o ressarcimento ao erário. Ao julgar este novo processo, a Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou, por unanimidade, o pedido da fundação. Para a Turma, “diante da presunção de boa-fé no recebimento a maior de verbas remuneratórias, descabe a reposição ao erário de verbas pagas por errônea interpretação ou má aplicação da lei pela Administração”.

No processo ainda cabe recurso.

Fonte: Wagner Advogados Associados.

 
Mais Notícias     
 
 
Filie-se agora!
 
Transparência - Prestação de Contas
 

 
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia
 
 
 
Endereço
Rua Sete de Setembro, nº 456, Centro
CEP: 15400-000 - Olímpia-SP
 
 
 
 
 
Fale Conosco