Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP - Home Page
 
  Olímpia-SP, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
 
  Página Inicial
  Quem Somos
  Palavra do Presidente
  Diretoria
  Editais
  Atas
  Previdência
  Estatuto
  Legislação
Juridico
  Prestação de Contas
  Convênios
  Notícias
  Filie-se
  Links Úteis
 

Fale Conosco

 
 
Convênios e Parcerias  
 
Notícias
 
Servidor público se sente mais feliz na aposentadoria, aponta estudo - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP
Servidor público se sente mais feliz na aposentadoria, aponta estudo
12/05/2023

Melhora na satisfação com a vida vem com o fim da sobrecarga no trabalho

O professor de educação física Mario Moraes Júnior, 63, trabalhou mais da metade de sua vida lecionando na rede municipal de ensino de São Paulo, até que, em 2020, veio a aposentadoria e a busca por mais satisfação e a possibilidade de melhorar a qualidade de vida.

"Não tenha dúvida . Só de não ter aquele compromisso diário, ainda mais na área de educação, que é muito desgastante. Não tem uma estrutura adequada, não tem um apoio adequado, as famílias também não colaboram. Então, quando você se aposenta, realmente diminui bem o seu ritmo. Acaba tendo uma qualidade de vida bem melhor", diz Moraes, que trabalhou 35 anos no serviço público e hoje leciona duas vezes por semana na rede privada.

Moraes corrobora estudo realizado em programa de doutorado da UFMG (Universidade de Minas Gerais), que apontou que o servidor público sente uma maior satisfação com a vida quando se aposenta.

A tese de doutorado foi apresentada pela pesquisadora Jôsi Fernandes, 38. Ela envolve dados de um estudo que ocorre no país com servidores que compõem o Elsa Brasil (Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto), programa composto por 15 mil funcionários de seis instituições de ensino superior das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

A tese envolveu 13 mil servidores, entre ativos e aposentados, que foram avaliados pelo Elsa de 2012 a 2014, por meio de entrevistas. As opções de respostas variaram de "discordo totalmente" até "concordo totalmente". O score total da escala de satisfac?a?o com a vida variou de 5 ate? 35 —quanto maior o score, maior a satisfac?a?o com a vida.

No geral, de acordo com o estudo, a média de satisfação com a vida foi maior para aqueles servidores que haviam se aposentado em comparação com aqueles que continuavam na ativa.

O que chamou a atenção na pesquisa foi o fato de haver um hiato durante a aposentadoria. Nos primeiros três anos, existe uma "lua de mel", quando a satisfação de ter deixado o trabalho é maior. Após esse tempo, há um declínio nesse quesito, que volta a subir no oitavo ano.

"Essa diminuição pode ter relação com fatores de trocas sociais e também de diminuição da renda que acontece com a aposentadoria", diz Fernandes.

Para Luana Giatti, professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social e uma das orientadoras da tese, esse hiato é um fenômeno que pode estar associado ao processo de adaptação à aposentadoria, quando a pessoa sente uma falta momentânea depois de uma fase de maior entusiasmo.

"Em uma aposentadoria em condições favoráveis, com a manutenção dos ganhos, como os aposentados que a gente estudou, as pessoas vão ter outros ganhos, vão poder buscar outras realizações e evidenciar outras etapas da vida."

Com relação à aposentadoria no serviço público, a manutenção dos ganhos citada pela professora depende do setor do servidor e dos estados. Mas, em geral, as perdas são menores que a dos trabalhadores do serviço privado.

Maria Adelaide de Magalhães Camargo, 76, se aposentou em dezembro de 2021, após 27 anos na rede estadual de ensino de São Paulo. Hoje ela está nessa fase de lua de mel com o momento.

"Eu me sinto satisfeita, fazendo coisas que antes eu não fazia, como atividade física. Faço lian gong , ginástica. Também estou fazendo cursos e participo de um clube de leitura. São coisas que me dão muito prazer", diz Adelaide.

A psicóloga Carla Sabrina Antloga, professora associada do departamento de psicologia clínica da UNB (Universidade de Brasília), trabalha há 20 anos com pesquisas na qualidade de vida e saúde mental no serviço público. Para ela, a satisfação encontrada pelo servidor ao se aposentar é o alívio pelo fim da sobrecarga em um cenário de precarização no trabalho.

"As evidências nas pesquisas que a gente tem realizado nesses últimos anos apontam para um cenário de muita precarização no trabalho, principalmente no que se refere à forma como ele está organizado, prazos, metas, fluxos, resultados esperados, se trabalha sob pressão, se tem pausa para descanso, como é a intensidade na carga mental e na carga afetiva nesse trabalho."

De acordo com levantamentos de órgãos de gestão pública, há uma grande demanda de servidores no funcionalismo. A falta de profissionais sobrecarrega quem está em atividade, segundo a psicóloga.

"As pessoas experimentam sim uma sensação de alívio em função da sobrecarga de trabalho que elas experimentavam enquanto trabalhavam. Tem gente trabalhando muito mais e com atividades mais complexas, principalmente depois da pandemia. Os setores foram tomados por novas tecnologias de informação e comunicação. As pessoas não estavam preparadas", diz Antloga.

"Tem muita pressão por resultados, há muita cobrança da sociedade, tem o estereótipo de que o servidor público não faz nada e vive nas tetas do governo. Sou servidora pública e escuto isso frequentemente. Isso não reflete a realidade, pois a gente trabalha pra caramba."

Fonte: Folha de São Paulo

 
19/04
  Ordem para execuções individuais de sentença coletiva inicia prazo de prescrição, decide TST
19/04
  Repetitivo vai definir se advogado e parte têm legitimidade concorrente para discutir honorários
19/04
  STF anula leis de RO que aumentavam rol de atividades consideradas de risco
19/04
  Trabalho aprova regulamentação de aposentadoria especial para exposição às substâncias prejudiciais à saúde
19/04
  TJDFT concede isenção de imposto de renda a servidor com doença cardíaca grave
Mais Notícias     
 
 
Filie-se agora!
 
Transparência - Prestação de Contas
 
Unimed Rio Preto
 
HB SAÚDE S/A
 
Oral Sin - Olímpia
 
São Francisco Odonto
 
AUSTAclínicas
 
Sisnatur Card
 
UNINTER EDUCACIONAL S.A.
 
Fesspmesp - Sindicato dos Servidores
 
Colégio Liceu Olímpia
 
 

 
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia
 
 
 
Endereço
Rua Sete de Setembro, nº 456, Centro
CEP: 15400-000 - Olímpia-SP
 
 
 
 
 
Fale Conosco