Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP - Home Page
 
  Olímpia-SP, Sexta-Feira, 02 de Maio de 2025
 
  Página Inicial
  Quem Somos
  Palavra do Presidente
  Diretoria
  Editais
  Atas
  Previdência
  Estatuto
  Legislação
Juridico
  Prestação de Contas
  Convênios
  Notícias
  Filie-se
  Links Úteis
 

Fale Conosco

 
 
Convênios e Parcerias  
 
Notícias
 
Servidor público pode ser indenizado por folgas não tiradas, decide TJ-SC - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP
Servidor público pode ser indenizado por folgas não tiradas, decide TJ-SC
30/04/2025

Quando o servidor público não tem a oportunidade de usufruir das folgas previstas por horas extras, o Estado deve indenizá-lo em dinheiro. Com base nesse entendimento, a Turma de Uniformização do Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu, por maioria de votos, que é possível converter em pecúnia o saldo de banco de horas acumulado por policiais civis ao passarem para a inatividade.

A decisão foi tomada em julgamento de pedido de uniformização de interpretação de lei e seguiu a orientação do Supremo Tribunal Federal firmada no Tema 635 da Repercussão Geral. Esse entendimento reconhece que a conversão em indenização é devida para evitar enriquecimento sem causa da administração pública.

Segundo a tese aprovada, só não há direito à conversão quando o Estado comprova que deu ao servidor a possibilidade real de tirar as folgas e, mesmo assim, ele optou por continuar trabalhando.

O caso concreto é o de um policial civil de Florianópolis e demonstrou tratamento jurídico divergente em situações semelhantes. Uma turma recursal negava o direito à indenização com base na Lei estadual 16.773/2015, enquanto outra reconhecia a possibilidade da conversão em dinheiro.

Para o juiz relator do caso, Marcelo Volpato de Souza, as horas extras registradas no banco de horas são frutos de efetivo trabalho e, caso a compensação por folga não seja possível, a administração pública tem o dever de pagar a correspondente indenização.

“Ocorrendo hipótese em que a fruição das folgas não foi oportunizada ao servidor, ou caso esta tenha se tornado impossível, resulta claro o dever de remuneração pela administração pública, sob pena de ensejar enriquecimento sem causa”, anotou o julgador.

Fonte: Consultor Jurídico

 
30/04
  STF tem maioria a favor de menor prazo para aposentadoria de policiais mulheres
30/04
  Após operação da PF, servidores do INSS pedem mais controle interno
30/04
  STF tem maioria para julgar rescisão compulsória de empregado público com 75 anos
30/04
  STF mantém decisão que garante auxílio-transporte a servidores que utilizam veículo próprio
30/04
  Criminosos aproveitam repercussão de fraudes no INSS para aplicar novos golpes
Mais Notícias     
 
 
Filie-se agora!
 
Transparência - Prestação de Contas
 
Unimed Rio Preto
 
HB SAÚDE S/A
 
Oral Sin - Olímpia
 
São Francisco Odonto
 
AUSTAclínicas
 
Sisnatur Card
 
UNINTER EDUCACIONAL S.A.
 
Fesspmesp - Sindicato dos Servidores
 
Colégio Liceu Olímpia
 
 

 
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia
 
 
 
Endereço
Rua Sete de Setembro, nº 456, Centro
CEP: 15400-000 - Olímpia-SP
 
 
 
 
 
Fale Conosco