Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP - Home Page
 
  OlĂ­mpia-SP, Quarta-Feira, 02 de Dezembro de 2020
 
  Página Inicial
  Quem Somos
  Palavra do Presidente
  Diretoria
  Editais
  Atas
  Previdência
  Estatuto
  Legislação
Juridico
  Prestação de Contas
  Convênios
  Notícias
  Filie-se
  Links Úteis
 

Fale Conosco

 
 
Convênios e Parcerias  
 
Notícias
 
Projeto anula portaria que define regras para homenagem a personalidades negras - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP
Projeto anula portaria que define regras para homenagem a personalidades negras
20/11/2020

Critérios atuais excluem personalidades negras vivas da lista de homenageados.

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 478/20 suspende portaria da Fundação Cultural Palmares (FCP) que mudou os critérios para a seleção de personalidades negras que recebem homenagem no site órgão. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

A suspensão é pedida pelo deputado José Guimarães (PT-CE). Proposta idêntica foi apresentada pelo deputado Túlio Gadêlha (PDT-PE) e outros (PDL 479/20).

Entre as alterações feitas pela portaria, publicada no Diário Oficial da União no último dia 11, está a decisão de fazer apenas homenagens póstumas. Ou seja, a lista vai conter somente nomes de personalidades negras já mortas. Isso deve levar à exclusão da galeria de nomes como os dos cantores Gilberto Gil e Martinho da Vila.

Para o deputado José Guimarães, as novas regras visam apenas excluir da lista de homenageados pessoas contrárias ao governo Bolsonaro.

“É fundamental compreender que a fundação foi criada em 1988 para promover a preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira, não para uso político”, disse Guimarães.

Ele criticou ainda o fato de a portaria não prever a participação de representantes da sociedade civil na escolha dos nomes que serão homenageados pela fundação.

A FCP é um órgão vinculado ao Ministério do Turismo. Em rede social, o presidente da fundação, Sérgio Camargo, afirmou que as mudanças visam “moralizar" a lista de personalidades negras para a fundação.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 
Mais Notícias     
 
 
Filie-se agora!
 
Transparência - Prestação de Contas
 
Unimed Rio Preto
 
HB SAÚDE S/A
 
ConvĂȘnios Card
 
SĂŁo Francisco Odonto
 
AUSTAclĂ­nicas
 
Sisnatur Card
 
UNINTER EDUCACIONAL S.A.
 
Fesspmesp - Sindicato dos Servidores
 
Colégio Liceu Olímpia
 
 

 
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia
 
 
 
Endereço
Rua Sete de Setembro, nº 456, Centro
CEP: 15400-000 - Olímpia-SP
 
 
 
 
 
Fale Conosco