Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP - Home Page
 
  Olímpia-SP, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
 
  Página Inicial
  Quem Somos
  Palavra do Presidente
  Diretoria
  Editais
  Atas
  Previdência
  Estatuto
  Legislação
Juridico
  Prestação de Contas
  Convênios
  Notícias
  Filie-se
  Links Úteis
 

Fale Conosco

 
 
Convênios e Parcerias  
 
Notícias
 
Oposição domina primeiro dia de debate da reforma administrativa - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP
Oposição domina primeiro dia de debate da reforma administrativa
17/09/2021

O primeiro dia de debate sobre a reforma administrativa foi encerrado com constantes críticas à proposta do governo por parte dos parlamentares. O texto final da PEC-32/2020 ainda não foi votado, com previsão da Câmara de analisar uma nova versão na quarta-feira (15). Até então o debate foi dominado por deputados opostos ao atual texto da reforma, a maioria favorável ao seu arquivamento.

Um dos pontos mais criticados pelos parlamentares foi a alteração no regime de estabilidade dos servidores públicos. Bohn Gass (PT-RS), um dos críticos da mudança e líder da bancada do PT na Câmara, teme que a revogação ou limitação da estabilidade, acrescida do aumento do número de cargos determinados por indicação política, possa resultar em constante pressão por alinhamento político dos servidores públicos com os governantes de seu tempo. “Não concordando com o governador ou com o prefeito, você vai para o meio da rua”, declarou.

Para o deputado João Daniel (PT-SE), a PEC-32 tem por objetivo não o aprimoramento do serviço público, mas sim a entrega destes aos interesses do mercado. “O que se quer fazer verdadeiramente é garantir com que os serviços públicos passem a ser privatizados. (...) Aqui não estamos tratando de reforma administrativa, estamos tratando da continuidade de um ataque à soberania nacional, ao estado democrático de direito e aos serviços públicos”, afirmou em seu pronunciamento.

Fernanda Melchionna (Psol-RS) foi mais a fundo ao comentar sobre o possível impacto econômico da proposta. “A assessoria técnica do Senado apontou que a PEC-32 pode custar R$1 trilhão a mais pela ampliação dos cargos em comissão. Maior impacto financeiro e ao mesmo tempo, perda de qualidade do concurso público, porque muitas vezes os cargos comissionados são cabides de emprego para uma base alugada, como faz agora o governo Bolsonaro”.

Mesmo com a maioria dos pronunciamentos sobre a reforma terem sido de oposição, as críticas não foram unanimidade. O deputado Darci de Matos (PSD-SC) foi um dos que elogiaram a proposta. “A PEC traz o que há de mais moderno. Traz instrumentos que países desenvolvidos já implantaram há algumas décadas”, referindo-se aos mecanismos de avaliação dos servidores, na visão dele uma ferramenta para recompensar aqueles que apresentam bom desempenho.

Um ponto muito tocado ao longo do debate foi em relação aos interesses de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes por trás da proposta levada ao Congresso. “Ela vem cumprir o papel ao qual o presidente Bolsonaro sempre defendeu abertamente: mais trabalho, menos direitos. (...) Paulo Guedes e Bolsonaro querem um Estado onde a população compre os serviços ou não os tenha”, declarou o deputado João Daniel (PT-SE).

Fonte: Congresso em Foco

 
28/03
  Lira cobra ‘coragem’ dos deputados para votar reforma administrativa
28/03
  Servidor tem direito à licença-paternidade de 120 dias em caso de falecimento da genitora, decide TRF1
28/03
  Veja o que acontece agora com a revisão da vida toda do INSS
28/03
  Licença para cursar mestrado é contada como efetivo exercício no estágio probatório para magistério superior
28/03
  STF derruba regra de 1999 e amplia licença-maternidade do INSS a trabalhadora autônoma
Mais Notícias     
 
 
Filie-se agora!
 
Transparência - Prestação de Contas
 
Unimed Rio Preto
 
HB SAÚDE S/A
 
Oral Sin - Olímpia
 
São Francisco Odonto
 
AUSTAclínicas
 
Sisnatur Card
 
UNINTER EDUCACIONAL S.A.
 
Fesspmesp - Sindicato dos Servidores
 
Colégio Liceu Olímpia
 
 

 
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia
 
 
 
Endereço
Rua Sete de Setembro, nº 456, Centro
CEP: 15400-000 - Olímpia-SP
 
 
 
 
 
Fale Conosco