Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP - Home Page
 
  Olímpia-SP, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
 
  Página Inicial
  Quem Somos
  Palavra do Presidente
  Diretoria
  Editais
  Atas
  Previdência
  Estatuto
  Legislação
Juridico
  Prestação de Contas
  Convênios
  Notícias
  Filie-se
  Links Úteis
 

Fale Conosco

 
 
Convênios e Parcerias  
 
Notícias
 
Médico do grupo de risco para Covid deve ser afastado do trabalho presencial - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP
Médico do grupo de risco para Covid deve ser afastado do trabalho presencial
11/02/2022

Tendo em vista o agravamento da pandemia de Covid-19, a 1ª Seção de Dissídios Individuais do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região determinou o afastamento de um médico do Samu até o dia 31 de março, devendo o servidor ser alocado em atividade compatível de forma remota.

O médico servidor público no município de Itanhaém (SP), lotado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), tem mais de 65 anos e é portador de asma e bronquite crônica, pertencendo ao grupo de risco para a Covid-19.

Considerando o aumento da ocorrência da variante ômicron em todo território nacional, o médico solicitou o afastamento da linha de frente junto ao Samu, como medida preventiva para não ser infectado pela variante. O município não deu retorno ao pedido, motivo pelo qual ingressou com ação judicial.

Em primeira instância, foi negado o pedido liminar do trabalhador. Segundo o juízo, o espaço para incidência da antecipação de tutela é restrito para situações em que o direito se torna evidente, ou onde a ilegalidade da parte contrária se torna constatada por provas prévias, ou onde surge lesão de risco altamente previsível, o que não seria o caso dos autos.

A defesa do médico entrou com mandado de segurança contra a decisão. O relator, desembargador Renato Henry Sant’Anna, afirmou que a nova variante é mais contagiosa e parece infectar mesmo os vacinados, ainda que não indique o mesmo nível de evolução para casos graves. Além disso, o médico demonstrou que está em grupo de risco de maior agravamento da doença caso infectado.

Assim, considerando que o município tem meios de suprir a ausência temporária do médico, até que a situação de gravidade retroceda, e que pode utilizar a força de trabalho do autor em outras atividades, o magistrado concluiu pelo afastamento do médico do trabalho presencial até o final de março, quando deve ser reavaliada a medida de acordo com a situação da pandemia.

Fonte: Consultor Jurídico

 
25/03
  COMUNICADO 13/2024
22/03
  União deverá pagar adicional de insalubridade a trabalhador exposto a chumbo
22/03
  INSS deve parar de cobrar idoso que recebeu benefício a mais de boa-fé
22/03
  Isenção de Imposto de Renda: Justiça reconhece direito de aposentado com visão monocular
22/03
  Empréstimos consignados em Benefícios Previdenciários
Mais Notícias     
 
 
Filie-se agora!
 
Transparência - Prestação de Contas
 
Unimed Rio Preto
 
HB SAÚDE S/A
 
Oral Sin - Olímpia
 
São Francisco Odonto
 
AUSTAclínicas
 
Sisnatur Card
 
UNINTER EDUCACIONAL S.A.
 
Fesspmesp - Sindicato dos Servidores
 
Colégio Liceu Olímpia
 
 

 
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia
 
 
 
Endereço
Rua Sete de Setembro, nº 456, Centro
CEP: 15400-000 - Olímpia-SP
 
 
 
 
 
Fale Conosco