Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP - Home Page
 
  Olímpia-SP, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
 
  Página Inicial
  Quem Somos
  Palavra do Presidente
  Diretoria
  Editais
  Atas
  Previdência
  Estatuto
  Legislação
Juridico
  Prestação de Contas
  Convênios
  Notícias
  Filie-se
  Links Úteis
 

Fale Conosco

 
 
Convênios e Parcerias  
 
Notícias
 
Juros moratórios devem incidir até a data da expedição do precatório, diz Toffoli - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP
Juros moratórios devem incidir até a data da expedição do precatório, diz Toffoli
18/02/2022

Os juros moratórios devem incidir até a data da expedição do precatório, não devendo ser computados no interregno entre a data da sua expedição e 31 de dezembro do ano seguinte ao da inclusão na lei orçamentária anual.

Com esse entendimento, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, cassou decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que determinou, na atualização dos precatórios, a incidência de juros moratórios entre a data da expedição da requisição e a data de 1º de julho do exercício anterior ao do vencimento.

Na reclamação ajuizada pelo município de Porto Alegre, a Procuradoria-Geral do Município alegou que a decisão atacada "exorbita por completo o entendimento da Suprema Corte, fazendo incidir juros moratórios em período que não há mora, conforme remansoso entendimento jurisprudencial".

Segundo o relator, Dias Toffoli, no julgamento do RE 591.085 — oportunidade em que proposta a edição da Súmula Vinculante 17 —, o STF decidiu que somente se descumprido o prazo constitucional previsto para o pagamento dos precatórios ("período de graça"), qual seja, até o final do exercício seguinte, poderia incidir mora.

"Desse modo, em havendo o pagamento integral dentro do período de graça (precatórios judiciários apresentados até 1º de julho, com o pagamento realizado até o final do exercício seguinte), não há que se falar em inadimplemento do ente público, razão pela qual não cabe imposição de juros de mora", reforçou o magistrado.

No caso concreto, o TJ-RS compreendeu ser devida a incidência de juros de mora sobre os precatórios desde a sua expedição até o dia 1º de julho do ano anterior ao da inscrição orçamentária. Ao assim proceder, contrariou o enunciado da Súmula Vinculante 17 e autoridade do decidido pelo Supremo Tribunal Federal sobre o tema.

De acordo com estimativa da equipe de Análise de Cálculos Judiciais da Procuradoria porto-alegrense, a economia para os cofres públicos do município deve girar em torno de 1,8% do estoque de precatórios, que hoje está em mais de R$ 300 milhões. Somente nos 15 precatórios de maior valor da capital gaúcha e analisados entre 2020 e 2021, a economia varia entre pouco menos de 1% até 9%. "A economia nos desembolsos é grande quando projetada no atual estoque de precatórios e inestimável nos precatórios futuros", explicou o coordenador da equipe, Charles Dall'agnol.

"Essa é uma decisão com grande repercussão para estados e municípios. O entendimento do Supremo é claro quanto à incidência dos juros sobre precatórios. A matéria é tratada em súmula e ganhou repercussão geral com os Temas 147 e 96. Os valores que seriam pagos indevidamente podem ser aplicados em políticas públicas importantes para a população", defendeu o procurador municipal Eduardo Tedesco.

Processo relacionado: RCL 30.166

Fonte: Consultor Jurídico

 
19/04
  Ordem para execuções individuais de sentença coletiva inicia prazo de prescrição, decide TST
19/04
  Repetitivo vai definir se advogado e parte têm legitimidade concorrente para discutir honorários
19/04
  STF anula leis de RO que aumentavam rol de atividades consideradas de risco
19/04
  Trabalho aprova regulamentação de aposentadoria especial para exposição às substâncias prejudiciais à saúde
19/04
  TJDFT concede isenção de imposto de renda a servidor com doença cardíaca grave
Mais Notícias     
 
 
Filie-se agora!
 
Transparência - Prestação de Contas
 
Unimed Rio Preto
 
HB SAÚDE S/A
 
Oral Sin - Olímpia
 
São Francisco Odonto
 
AUSTAclínicas
 
Sisnatur Card
 
UNINTER EDUCACIONAL S.A.
 
Fesspmesp - Sindicato dos Servidores
 
Colégio Liceu Olímpia
 
 

 
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia
 
 
 
Endereço
Rua Sete de Setembro, nº 456, Centro
CEP: 15400-000 - Olímpia-SP
 
 
 
 
 
Fale Conosco