Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP - Home Page
 
  Olímpia-SP, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
 
  Página Inicial
  Quem Somos
  Palavra do Presidente
  Diretoria
  Editais
  Atas
  Previdência
  Estatuto
  Legislação
Juridico
  Prestação de Contas
  Convênios
  Notícias
  Filie-se
  Links Úteis
 

Fale Conosco

 
 
Convênios e Parcerias  
 
Notícias
 
Judiciário não pode equiparar verba de servidor com outra carreira, decide STF. - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP
Judiciário não pode equiparar verba de servidor com outra carreira, decide STF.
18/09/2020

Judiciário não pode equiparar verba de servidor com outra carreira, decide STF.

O Poder Judiciário não tem função legislativa. Por esse motivo, não pode determinar o aumento de verbas de servidores públicos de carreiras diferentes, sob o fundamento de isonomia, seja de caráter remuneratório ou indenizatório.

O entendimento unânime foi fixado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal. Em plenário virtual, o julgamento encerrou nesta segunda-feira (14/9).

Os ministros seguiram o relator, ministro Luiz Fux, que julgou improcedente a equiparação de auxílio-alimentação de servidores públicos de carreiras diferentes.

Fux reafirmou o entendimento uniformizado na corte, com a Súmula Vinculante 37, que proíbe o Poder Judiciário de aumentar vencimentos de servidores públicos sob o fundamento da isonomia. "Sua vigência é inconteste e tem sido aplicada em diversos julgados desta Suprema Corte."

Citando precedentes, o relator apontou ainda que o artigo 37, da Constituição Federal prevê que a remuneração e subsídio dos servidores públicos "somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso".

O julgamento começou em 2019, mas foi suspenso por pedido de visto de Dias Toffoli. Agora, no virtual, o ministro acompanhou a maioria com fundamento diverso para, excepcionalmente, superar a Súmula 281 do STF, "tanto para conhecer do recurso extraordinário e, avançando no mérito, dar-lhe provimento, como também quanto à tese de repercussão geral proposta".

Afastado por licença médica, o ministro Celso de Mello não votou.

Caso concreto

O caso teve repercussão geral reconhecida em 2012. Nele, um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social entrou com ação para pedir a revisão do auxílio-alimentação e a equiparação do benefício àquele concedido aos servidores integrantes dos quadros do Tribunal de Contas da União.

No entanto, o pedido negado pela Justiça Federal de primeiro grau em Santa Catarina que decidiu que “não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos de servidores públicos sob o fundamento de isonomia” — Súmula 339 do STF.

O servidor interpôs recurso, que foi acolhido pela 3ª Turma Recursal da Justiça Federal catarinense, que afastou a incidência da Súmula 339 e declarou a inconstitucionalidade de duas portarias (71/2004 e 42/2010) do Ministério do Planejamento referentes à fixação dos valores de auxílio-alimentação.

Com a falta de regulamentação específica, a decisão da Justiça Federal determinou a aplicação de portarias do TCU (99/2007, 44/2008, 306/2008 e 145/2010) e da Secretaria Geral de Administração, também do TCU (48/2010 e 24/2011), para atender ao pedido do servidor.

No recurso no Supremo, o INSS alega que cabe a aplicação da Súmula 339 e cita jurisprudência do próprio Supremo (RE 670.974). Segundo o instituto, o acórdão recorrido invadiu a competência constitucional exclusiva do Presidente da República de reajustar vencimentos de servidor público federal.

Alegou ainda violação de diversos dispositivos constitucionais que tratam dos princípios da administração pública, da elaboração do orçamento e da remuneração de pessoal.

Fonte: Consultor Jurídico

 
19/04
  Ordem para execuções individuais de sentença coletiva inicia prazo de prescrição, decide TST
19/04
  Repetitivo vai definir se advogado e parte têm legitimidade concorrente para discutir honorários
19/04
  STF anula leis de RO que aumentavam rol de atividades consideradas de risco
19/04
  Trabalho aprova regulamentação de aposentadoria especial para exposição às substâncias prejudiciais à saúde
19/04
  TJDFT concede isenção de imposto de renda a servidor com doença cardíaca grave
Mais Notícias     
 
 
Filie-se agora!
 
Transparência - Prestação de Contas
 
Unimed Rio Preto
 
HB SAÚDE S/A
 
Oral Sin - Olímpia
 
São Francisco Odonto
 
AUSTAclínicas
 
Sisnatur Card
 
UNINTER EDUCACIONAL S.A.
 
Fesspmesp - Sindicato dos Servidores
 
Colégio Liceu Olímpia
 
 

 
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia
 
 
 
Endereço
Rua Sete de Setembro, nº 456, Centro
CEP: 15400-000 - Olímpia-SP
 
 
 
 
 
Fale Conosco