Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP - Home Page
 
  Olímpia-SP, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
 
  Página Inicial
  Quem Somos
  Palavra do Presidente
  Diretoria
  Editais
  Atas
  Previdência
  Estatuto
  Legislação
Juridico
  Prestação de Contas
  Convênios
  Notícias
  Filie-se
  Links Úteis
 

Fale Conosco

 
 
Convênios e Parcerias  
 
Notícias
 
JFRS suspende contagem dos dias de salário-maternidade durante períodos de internação do bebê - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP
JFRS suspende contagem dos dias de salário-maternidade durante períodos de internação do bebê
06/05/2022

O que se busca proteger é a mãe e o filho, especialmente o direito da criança à convivência materna, ainda que de maneira intercalada por diversas altas e novas internações. Com este fundamento, a 4ª Vara Federal de Passo Fundo concedeu a uma mãe o direito de receber o benefício do salário-maternidade com duração de 120 dias, devendo ficar suspenso nos períodos de internação. A sentença, do juiz José Luis Luvizetto Terra, foi publicada hoje (29/4).

A mãe ingressou com a ação contra o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em maio do ano passado. Ela contou que seu filho nasceu, em maio de 20, com uma grave doença cardíaca, necessitando de acompanhamento permanente e ininterrupto.

Narrou que, em um ano de vida, ele permaneceu cerca de dez meses internados. Em função disso, pediu à autarquia previdenciária a extensão do salário-maternidade, mas teve o pleito negado.

O INSS defendeu-se argumentando que as hipóteses de prorrogação do salário-maternidade estão definidas na lei e que, neste rol, não se incluem o parto prematuro ou a internação em Unidade de Terapia Intensiva. Assim, diante da inexistência de autorização legislativa, eventual provimento jurisdicional que determine a prorrogação estaria usurpando a função do Poder Legislativo.

Julgamento

Ao analisar o caso, o juiz federal José Luis Luvizetto Terra apontou que a autora, após o parto, enfrentou diversas internações do recém-nascido em razão da cardiopatia congênita. O magistrado trouxe para sua decisão um julgamento do Supremo Tribunal Federal e outro da 1ª Turma Recursal da Justiça Federal do RS. Ambos envolvem a prorrogação do salário-maternidade quando ocorre a internação prolongada do bebê.

Terra ressaltou que as duas decisões enfrentaram uma situação mais simples, ou seja, uma única internação em que o benefício foi suspenso no período hospitalar, reiniciando a contar uma única vez da data da efetiva alta médica. Entretanto, para ele, o fundamento principal vale para o presente caso, já que “a unidade a que se busca proteger é a mãe e o filho, especialmente o direito do filho à convivência materna, ainda que de maneira intercalada por diversas altas e novas internações”.

“Deste modo, resta claro que será devido o pagamento do salário-maternidade após cada alta, bem como deverá ser suspenso o benefício no caso de novas internações, com pagamento até o prazo máximo de 120 dias em que a autora esteve em efetiva convivência com o seu filho fora do ambiente hospitalar”.

O magistrado julgou procedente a ação condenando o INSS a realizar os pagamentos vencidos do salário-maternidade à autora. Cabe recurso da decisão às Turmas Recursais.

Fonte: Justiça Federal/RS

 
28/03
  Lira cobra ‘coragem’ dos deputados para votar reforma administrativa
28/03
  Servidor tem direito à licença-paternidade de 120 dias em caso de falecimento da genitora, decide TRF1
28/03
  Veja o que acontece agora com a revisão da vida toda do INSS
28/03
  Licença para cursar mestrado é contada como efetivo exercício no estágio probatório para magistério superior
28/03
  STF derruba regra de 1999 e amplia licença-maternidade do INSS a trabalhadora autônoma
Mais Notícias     
 
 
Filie-se agora!
 
Transparência - Prestação de Contas
 
Unimed Rio Preto
 
HB SAÚDE S/A
 
Oral Sin - Olímpia
 
São Francisco Odonto
 
AUSTAclínicas
 
Sisnatur Card
 
UNINTER EDUCACIONAL S.A.
 
Fesspmesp - Sindicato dos Servidores
 
Colégio Liceu Olímpia
 
 

 
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia
 
 
 
Endereço
Rua Sete de Setembro, nº 456, Centro
CEP: 15400-000 - Olímpia-SP
 
 
 
 
 
Fale Conosco