Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP - Home Page
 
  Olímpia-SP, Sábado, 27 de Abril de 2024
 
  Página Inicial
  Quem Somos
  Palavra do Presidente
  Diretoria
  Editais
  Atas
  Previdência
  Estatuto
  Legislação
Juridico
  Prestação de Contas
  Convênios
  Notícias
  Filie-se
  Links Úteis
 

Fale Conosco

 
 
Convênios e Parcerias  
 
Notícias
 
Inteligência artificial do INSS tem caprichado em negar direitos - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP
Inteligência artificial do INSS tem caprichado em negar direitos
17/11/2022

Inteligência artificial do INSS tem caprichado em negar direitos

Tecnologia tem sido usada para diminuir a fila, nem que seja negando automaticamente os pedidos de aposentadorias

Em maio, quando o INSS resolveu se valer da tecnologia para tentar agilizar o problema histórico de sua longa fila, a notícia foi comemorada por muitos. Havia perspectiva de que a inteligência artificial seria usada em favor dos humanos que esperavam meses por uma resposta do seu benefício previdenciário.

Cerca de seis meses depois, o novo experimento do Instituto não saiu como o esperado. O que se percebeu nesse intervalo foi uma enxurrada de casos negados pelos robôs internos da Previdência Social. Quase um quarto do estoque de pedidos represados foi diminuído, mas em compensação aumentou em 27% o número de recursos usados contra decisões negativas, conforme os dados desse período do Boletim Estatístico da Previdência Social.

Em outras palavras, a inteligência artificial do INSS tem sido usada para diminuir a fila, nem que seja negando automaticamente os pedidos de aposentadorias. Diante de uma negativa, o trabalhador precisa apresentar em 30 dias um recurso ao Conselho de Recursos da Previdência Social, cuja média de espera costuma extrapolar o prazo de um ano. Na prática, a fila está sendo acelerada para dar uma satisfação inicial, mas os trabalhadores que não obtiveram resposta positiva ficarão à espera dos recursos ou terão que formular novo requerimento.

Em caso de novo pedido, há um bloqueio de 30 dias para que o segurado, com resposta negativa, tente tudo outra vez. Diante do aumento de negativas automáticas dos robôs do INSS, o Conselho Federal da OAB chegou ao ponto de solicitar ao Comitê Executivo do Pacto da Desjudicialização da Previdência Social que fosse retirado o bloqueio de 30 dias para novo requerimento na concessão de benefícios. Como o pedido foi aceito, agora será admitida a nova tentativa antes de um mês. No entanto, a medida apenas permite que o segurado enfrente uma nova fila mais rapidamente, caso ele não recorra.

O problema do INSS não está em usar a inteligência artificial para resolver as demandas previdenciárias. A tecnologia pode ser de fato um grande aliado para resolver demandas de massa e atenuar as filas. A questão é como essa inteligência artificial foi parametrizada para atender aos pedidos dos segurados. A principal fonte de dados para os robôs e funcionários públicos se "alimentarem" é o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). E este infelizmente é recheado de muita inconsistência, o que termina favorecendo que os robôs –ao se valer de informações dele– gere respostas indevidas. A diferença dos robôs e os humanos (servidores do INSS) é que estes sabem identificar rapidamente

quando o CNIS tem inconsistência que justifique redirecionar a demanda para pedir mais documentos, fazer diligência externa, analisar o caso levando em conta o que o Poder Judiciário tem orientado a respeito, entre outras nuances.

Portanto, a inteligência artificial será muito útil nos casos de baixa complexidade ou sem tanta controvérsia jurídica, em que bastaria analisar requisitos básicos como tempo de contribuição e idade mínima para liberar a concessão da aposentadoria. E, mesmo assim, desde que o tempo de contribuição esteja corretamente averbado no CNIS, sem qualquer falha.

Como se trata de uma experiência nova no âmbito previdenciário, é preciso começar os ajustes e definir os parâmetros de como a tecnologia pode trazer resultados positivos para a coletividade sem tantos atropelos. Não adianta o INSS acelerar a resposta, se esta for injusta. O trabalhador não precisa ter um "não" veloz, nem um "sim" demorado. A lei define que a tolerância dessa espera seria o prazo de sessenta dias. Sabemos que, na situação atual do Instituto, é dificílimo ter resposta dentro do prazo legal. Mas que pelo menos os robôs sejam programados para trazerem decisões de qualidade, em vez de quantidade com negativas automáticas.

Fonte: Folha de São Paulo

 
26/04
  Teto remuneratório incide de forma isolada sobre cada remuneração, decide TRF1
26/04
  Menor aprendiz é considerado segurado obrigatório do RGPS quando contratado como empregado
26/04
  TRF1 mantém decisão que determinou sequestro de valores do INSS para pagamento de RPV
26/04
  Licença-maternidade e estabilidade é garantida a todas as servidoras públicas federais
26/04
  Justiça determina que INSS conte período de atividade especial e garante aposentadoria integral a trabalhador
Mais Notícias     
 
 
Filie-se agora!
 
Transparência - Prestação de Contas
 
Unimed Rio Preto
 
HB SAÚDE S/A
 
Oral Sin - Olímpia
 
São Francisco Odonto
 
AUSTAclínicas
 
Sisnatur Card
 
UNINTER EDUCACIONAL S.A.
 
Fesspmesp - Sindicato dos Servidores
 
Colégio Liceu Olímpia
 
 

 
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia
 
 
 
Endereço
Rua Sete de Setembro, nº 456, Centro
CEP: 15400-000 - Olímpia-SP
 
 
 
 
 
Fale Conosco