Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP - Home Page
 
  Olímpia-SP, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
 
  Página Inicial
  Quem Somos
  Palavra do Presidente
  Diretoria
  Editais
  Atas
  Previdência
  Estatuto
  Legislação
Juridico
  Prestação de Contas
  Convênios
  Notícias
  Filie-se
  Links Úteis
 

Fale Conosco

 
 
Convênios e Parcerias  
 
Notícias
 
Experiência sindical brasileira é destaque em Fórum Global sobre migrações - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP
Experiência sindical brasileira é destaque em Fórum Global sobre migrações
30/01/2020

Exigir que o contrato de trabalho seja redigido no idioma do trabalhador estrangeiro; traduzir a Convenção Coletiva de Trabalho; Compartilhar parte da contribuição sindical do trabalhador imigrante com o sindicato do país de origem; contratação de funcionário estrangeiro para atender os associados estrangeiros; integrar o trabalhador estrangeiro na categoria e na vida sindical brasileira: essas são algumas das ações realizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Porto Alegre e região (STICC) presidido por Gelson Santana, que foram reconhecidas como boas práticas a serem reproduzidas em toda parte do mundo onde trabalhadores migrantes estão presentes no mercado de trabalho.

Essa é a conclusão do setor Sociedade Civil do Fórum Global sobre Migrações e Desenvolvimento (GFMD na sigla em inglês) que esteve reunido em Quito, Equador, de 20 a 25 de janeiro de 2020 em 5ª sessão. Do encontro, participaram cerca de 1.500 representantes de governos, da sociedade civil, do setor privado e das autoridades locais, além de acadêmicos e profissionais de imprensa de 150 países de todos os continentes. Além deles, quase todas as agencias do sistema das Nações Unidas (ONU), como o Alto Comissariado para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e outros.

O presidente do STICC participou do encontro como membro do Grupo de Trabalho global da Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) sobre Migrações, onde representa a América Latina e Caribe. A ICM é uma federação sindical internacional que representa cerca de 12 milhões de trabalhadores dos setores da construção, da floresta e da madeira presentes em 130 países, 22 deles na América Latina e Caribe.

“O Fórum Global busca encontrar soluções humanitárias, sociais e econômicas adequadas para a gestão das migrações internacionais exacerbadas pela crise econômica mundial, conflitos armados, desastres ambientais e incertezas políticas, que geram deslocamentos massivos de contingentes populacionais que buscam abrigo e oportunidades de trabalho decente em outros países”, declarou o Representante Regional da ICM América Latina e Caribe, Nilton Freitas.

Para Gelson Santana, o sindicato tem um papel importante a cumprir na proteção e integração dessas pessoas: “nosso Sindicato se preocupa com a condição de trabalho e de vida dos imigrantes haitianos e senegaleses presentes em Porto Alegre. Ao protegermos essas pessoas da exploração, protegemos também o trabalhador e o povo gaúcho, que vai preservar e até melhorar a sua condição de trabalho e de vida, já que evitamos uma degradação que afetaria a todos”, explicou Gelson.

Com o apoio e a intermediação da ICM, o STICC POA firmou um Acordo de Cooperação com a Federação Nacional dos Trabalhadores da Construção (FENATCO) do Haiti. O Acordo prevê, entre outras ações de cooperação, o envio de parte da cota sindical dos haitianos afiliados ao STICC para a FENATCO aplicar em atividades de capacitação e certificação de seus afiliados na ilha caribenha.

Fonte: Radio Peão Brasil

 
25/03
  COMUNICADO 13/2024
22/03
  União deverá pagar adicional de insalubridade a trabalhador exposto a chumbo
22/03
  INSS deve parar de cobrar idoso que recebeu benefício a mais de boa-fé
22/03
  Isenção de Imposto de Renda: Justiça reconhece direito de aposentado com visão monocular
22/03
  Empréstimos consignados em Benefícios Previdenciários
Mais Notícias     
 
 
Filie-se agora!
 
Transparência - Prestação de Contas
 
Unimed Rio Preto
 
HB SAÚDE S/A
 
Oral Sin - Olímpia
 
São Francisco Odonto
 
AUSTAclínicas
 
Sisnatur Card
 
UNINTER EDUCACIONAL S.A.
 
Fesspmesp - Sindicato dos Servidores
 
Colégio Liceu Olímpia
 
 

 
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia
 
 
 
Endereço
Rua Sete de Setembro, nº 456, Centro
CEP: 15400-000 - Olímpia-SP
 
 
 
 
 
Fale Conosco