Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP - Home Page
 
  Olímpia-SP, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
 
  Página Inicial
  Quem Somos
  Palavra do Presidente
  Diretoria
  Editais
  Atas
  Previdência
  Estatuto
  Legislação
Juridico
  Prestação de Contas
  Convênios
  Notícias
  Filie-se
  Links Úteis
 

Fale Conosco

 
 
Convênios e Parcerias  
 
Notícias
 
Enquadramento em cargo de confiança deve ter remuneração diferenciada e poder de mando e gestão - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP
Enquadramento em cargo de confiança deve ter remuneração diferenciada e poder de mando e gestão
16/03/2020

O artigo 62 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) traz os casos dos trabalhadores aos quais não cabe a proteção da jornada regular de trabalho. E foi com base neste normativo, mais precisamente no inciso II, que os magistrados da Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) fundamentaram acórdão em resposta a recurso ordinário.

A discussão era se o empregado estaria abarcado pela hipótese prevista no regramento, sendo considerado gerente e, consequentemente, sem direito à jornada regular a qual é submetida a maioria dos trabalhadores. No voto, relatado pelo desembargador Eduardo Pugliesi, ficou destacado que a necessidade de comprovar a condição de gerente era da empresa “por se tratar de fato modificativo do direito obreiro”, ou seja, o fato alteraria um direito alegado pelo trabalhador, no caso, o de estar protegido pela jornada regular.

Mas a empregadora não conseguiu comprovar a condição efetiva de gerente do funcionário. De acordo com os magistrados, para comprovação do enquadramento no conceito de cargo de gestão, seria necessária não apenas a mera nomeclatura, mas duas condições específicas, uma objetiva e outra subjetiva. A objetiva seria o salário diferenciado com relação aos demais; já a subjetiva seria os poderes de mando e gestão.

Subordinação

E o desembargador relator explicou: “Limitou-se a testemunha apresentada pela ré (empresa) a apontar um reduzido número de ‘subordinados’ do reclamante, quais sejam: ‘o assistente de TI, o pessoal de televendas, da manutenção e o cartazista que ao todo eram 06 funcionários’, no exercício do mister de chefe administrativo, trabalhando em uma espécie de cabine na frente dos caixas. Também restou evidenciado que o reclamante (trabalhador) não poderia advertir ou suspender os funcionários, tampouco indicar demissões, como afirmado pela testemunha apresentada pelo reclamante, não tendo aquela indicado pela ré, a quem cabia a prova respectiva, convencido o juízo acerca do exercício dos poderes de gestão alegados.”

Além disso, o empregado não possuía liberdade de horários, tendo uma jornada a cumprir, o que é incompatível com a função de gerência.

Por isso, a unanimidade dos magistrados da Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE) manteve a decisão da Vara do Trabalho de São Lourenço da Mata e determinou a manutenção da condenação da empresa ao pagamento de horas extras e reflexos, intervalo intrajornada e interjornada, adicional noturno, feriados dobrados, no período em que foi alegado, mas não comprovado, o exercício do cargo de confiança.

Fonte: TRT da 6ª Região (PE)

 
18/04
  CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINARIA 25/04/2024
15/04
  EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINARIA 25/04/2024
12/04
  Justiça Federal concede pensão por morte após homem comprovar união estável
12/04
  STF rejeita andamento de ação que questiona exigência de nível superior para técnico judiciário
12/04
  INSS pode abrir mão de R$ 54 bilhões em ações da revisão da vida toda
Mais Notícias     
 
 
Filie-se agora!
 
Transparência - Prestação de Contas
 
Unimed Rio Preto
 
HB SAÚDE S/A
 
Oral Sin - Olímpia
 
São Francisco Odonto
 
AUSTAclínicas
 
Sisnatur Card
 
UNINTER EDUCACIONAL S.A.
 
Fesspmesp - Sindicato dos Servidores
 
Colégio Liceu Olímpia
 
 

 
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia
 
 
 
Endereço
Rua Sete de Setembro, nº 456, Centro
CEP: 15400-000 - Olímpia-SP
 
 
 
 
 
Fale Conosco