Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP - Home Page
 
  Olímpia-SP, Sábado, 20 de Abril de 2024
 
  Página Inicial
  Quem Somos
  Palavra do Presidente
  Diretoria
  Editais
  Atas
  Previdência
  Estatuto
  Legislação
Juridico
  Prestação de Contas
  Convênios
  Notícias
  Filie-se
  Links Úteis
 

Fale Conosco

 
 
Convênios e Parcerias  
 
Notícias
 
Congresso tenta negociar fonte de recursos para piso da enfermagem - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP
Congresso tenta negociar fonte de recursos para piso da enfermagem
16/09/2022

Passado o feriado do Sete de Setembro, o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende se reunir com a equipe econômica do governo para tratar de uma fonte de financiamento ao pagamento do piso da enfermagem. Na previsão de agenda estão conversas com os ministros da Economia, Paulo Guedes, Saúde, Marcelo Queiroga, e Casa Civil, Ciro Nogueira.

Nesta sexta-feira (9) o Supremo Tribunal Federal (STF) deve iniciar o julgamento virtual sobre a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que suspendeu a lei nacional do piso da categoria.

“O que nós temos é absoluta disposição com medidas legislativas de dar esta fonte de custeio necessária para a correção da tabela do SUS, tendo isso como instrumento para poder fazer a reparação do impacto financeiro do piso nacional da enfermagem, sobretudo para estados e municípios e hospitais filantrópicos”, disse Pacheco.

A lei que estabeleceu o piso da enfermagem foi suspensa por uma decisão cautelar proferida por Barroso em resposta a uma ação direta de inconstitucionalidade apresentada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNS). O ministro deu 60 dias para que entes públicos e privados da área de saúde esclareçam os impactos financeiros e apresentem estudos sobre riscos de demissões no setor e queda de qualidade dos serviços.

Em um dos trechos da decisão, Barroso escreveu: “No fundo, afigura-se plausível o argumento de que o Legislativo aprovou o projeto e o Executivo o sancionou sem cuidarem das providências que viabilizariam a sua execução, como, por exemplo, o aumento da tabela de reembolso do SUS à rede conveniada. Nessa hipótese, teriam querido ter o bônus da benesse sem o ônus do aumento das próprias despesas, terceirizando a conta”.

De acordo com a lei nacional do piso, enfermeiros teriam como base salarial o valor de R$ 4.750. Setenta por cento destes deveriam ser referência para técnicos de enfermagem e 50% para auxiliares de enfermagem e parteiras.

Na última terça (6), Rodrigo Pacheco esteve reunido com Roberto Barroso. Na ocasião, foram abordadas como possíveis soluções a correção da tabela do SUS pelo governo federal, a desoneração da folha de pagamentos do setor e a compensação da dívida dos Estados com a União.

Fonte: Congresso em Foco

 
19/04
  Ordem para execuções individuais de sentença coletiva inicia prazo de prescrição, decide TST
19/04
  Repetitivo vai definir se advogado e parte têm legitimidade concorrente para discutir honorários
19/04
  STF anula leis de RO que aumentavam rol de atividades consideradas de risco
19/04
  Trabalho aprova regulamentação de aposentadoria especial para exposição às substâncias prejudiciais à saúde
19/04
  TJDFT concede isenção de imposto de renda a servidor com doença cardíaca grave
Mais Notícias     
 
 
Filie-se agora!
 
Transparência - Prestação de Contas
 
Unimed Rio Preto
 
HB SAÚDE S/A
 
Oral Sin - Olímpia
 
São Francisco Odonto
 
AUSTAclínicas
 
Sisnatur Card
 
UNINTER EDUCACIONAL S.A.
 
Fesspmesp - Sindicato dos Servidores
 
Colégio Liceu Olímpia
 
 

 
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia
 
 
 
Endereço
Rua Sete de Setembro, nº 456, Centro
CEP: 15400-000 - Olímpia-SP
 
 
 
 
 
Fale Conosco