Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP - Home Page
 
  Olímpia-SP, Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024
 
  Página Inicial
  Quem Somos
  Palavra do Presidente
  Diretoria
  Editais
  Atas
  Previdência
  Estatuto
  Legislação
Juridico
  Prestação de Contas
  Convênios
  Notícias
  Filie-se
  Links Úteis
 

Fale Conosco

 
 
Convênios e Parcerias  
 
Notícias
 
Apesar de avanços, mulheres ainda são minoria no serviço público - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP
Apesar de avanços, mulheres ainda são minoria no serviço público
05/04/2024

Administração Pública Federal ainda é majoritariamente composta por homens, com predominância de 58,4% em janeiro de 2024, em comparação com os 41,6% de participação feminina

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou uma análise abrangente sobre a presença e participação das mulheres na Administração Pública Federal. Os dados mostram tanto avanços quanto desafios persistentes. De acordo com os números compilados pelo Observatório de Pessoal do MGI, a Administração Pública Federal ainda é majoritariamente composta por homens, com uma predominância de 58,4% em janeiro de 2024, em comparação com os 41,6% de participação feminina.

No entanto, uma análise mais detalhada dos padrões de ingresso mostra uma mudança significativa, com as mulheres ocupando, em média, 53,6% das novas vagas entre 2018 e 2023, indicando uma tendência crescente de participação feminina.

Esse aumento na participação feminina é impulsionado principalmente pelo ingresso de mulheres em outros processos seletivos, como contratos temporários e programas de trabalho, como Mais Médicos e Residência Médica.

Em praticamente todo o período analisado, a presença feminina superou a masculina, atingindo seu ponto mais alto em 2020, quando as mulheres representaram 61,3% do total de força de trabalho.

Além disso, houve uma evolução considerável na escolaridade das mulheres na Administração Pública Federal nos últimos dez anos, com um aumento significativo na proporção de mulheres com pós-graduação, passando de 30,2% em 2014 para 54,2% em 2022.

Apesar desses avanços, persistem desafios, especialmente em relação à representação feminina em cargos de liderança, que ainda são predominantemente ocupados por homens.

Essa disparidade de gênero se reflete também nas diferenças salariais, com as mulheres recebendo, em média, 86,1% da remuneração dos homens na Administração Pública Federal.

Um exemplo da crescente presença feminina no serviço público foi evidenciado nos números do Concurso Nacional Unificado, no qual as mulheres representaram 56,2% do total de inscrições confirmadas.

"O governo atual, sob a liderança dos Ministérios das Mulheres e da Gestão e Inovação, tem trabalhado na reconstrução das políticas públicas de promoção da igualdade de gênero, com especial atenção às iniciativas direcionadas às servidoras da Administração Pública Federal", destacou o MGI, em nota.

Fonte: Extra (RJ)

 
09/05
  COMUNICADO 17 DE 2024
03/05
  Portaria da Previdência altera certidão para aposentadoria de servidores; entenda
03/05
  Comissão do Senado aprova cotas para negros em concursos públicos
03/05
  Tempo de serviço prestado em empresas públicas e sociedades de economia mista só pode ser contado para fins de
03/05
  Justiça concede aposentadoria integral à servidora com HIV que sofreu assédio moral
Mais Notícias     
 
 
Filie-se agora!
 
Transparência - Prestação de Contas
 
Unimed Rio Preto
 
HB SAÚDE S/A
 
Oral Sin - Olímpia
 
São Francisco Odonto
 
AUSTAclínicas
 
Sisnatur Card
 
UNINTER EDUCACIONAL S.A.
 
Fesspmesp - Sindicato dos Servidores
 
Colégio Liceu Olímpia
 
 

 
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia
 
 
 
Endereço
Rua Sete de Setembro, nº 456, Centro
CEP: 15400-000 - Olímpia-SP
 
 
 
 
 
Fale Conosco