Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP - Home Page
 
  Olímpia-SP, Segunda-Feira, 11 de Dezembro de 2017
 
  Página Inicial
  Quem Somos
  Palavra do Presidente
  Diretoria
  Editais
  Atas
  Previdência
  Estatuto
  Legislação
Juridico
  Prestação de Contas
  Convênios
  Notícias
  Filie-se
  Links Úteis
 

Fale Conosco

 
 
Convênios e Parcerias  
 
Notícias
 
Auxiliar de enfermagem garante o direito de acumular cargo público. - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia-SP
Auxiliar de enfermagem garante o direito de acumular cargo público.
30/06/2017

 

O servidor preenchia os pré-requisitos determinados pela Constituição Federal, mas um dos hospitais considerou o acúmulo ilícito.

Por meio da assessoria jurídica de Wagner Advogados Associados, um servidor público garantiu na justiça o direito de acumular dois cargos públicos na área da saúde. Conforme descrito na Constituição Federal de 1988, essa acumulação remunerada é possível desde que haja compatibilidade de horários.

Os cargos exercidos pelo servidor são de Auxiliar de Enfermagem no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. A Fundação Universidade de Brasília (FUB), responsável pelo HUB, entretanto, considerou ilícita a acumulação e, por isso, exigiu que o servidor promovesse a redução de horário de trabalho, sob pena de processo administrativo disciplinar.

A redução do horário de trabalho acarretaria ao servidor público a consequente redução de vencimentos. Porém, a FUB questionou apenas a jornada de trabalho, mas as regras constitucionais e legais relativas à cumulação de cargos não se referem à carga horária e sim, à compatibilidade de horários, que é cumprida pelo servidor.

Na análise do caso, a Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu em favor do servidor. De acordo com a sentença, “não há qualquer impedimento à acumulação de cargos constitucionalmente admissível, pois não ficou comprovada a incompatibilidade de horários, apenas com a alegação que o autor exerce dois cargos de auxiliar de enfermagem, sendo um na Fundação Universidade de Brasília”.

No processo ainda cabe recurso.

Fonte: Wagner Advogados Associados.

 
Mais Notícias     
 
 
Filie-se agora!
 
Transparência - Prestação de Contas
 

 
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia
 
 
 
Endereço
Rua Sete de Setembro, nº 456, Centro
CEP: 15400-000 - Olímpia-SP
 
 
 
 
 
Fale Conosco